Segundo o dicionário Aurélio: Senso comum: Conjunto de opiniões tão geralmente aceitas em época determinada que as opiniões contrárias aparecem como aberrações individuais.
Depois de observar algumas pessoas e frases ditas por elas no meu dia-a-dia, fiquei pensando sobre o senso comum,e como quero tentar me afastar dele e resolvi escrever.As pessoas olham um lugar, uma outra pessoa, e de repente emitem um comentário totalmente baseado no que a maioria costuma dizer, sem levar em conta a própria opinião, é tão pobre isso, não pobre no sentido financeiro, mas no sentido de falta de conteúdo, falta de pensamento, de uma análise que não precisa nem ser muito minuciosa.Algumas dessas frases, podem até ter influencia da mídia, que querendo ou não é uma grande formadora de opinião.De forma alguma to querendo dizer que tudo que a mídia transmite tá errado, ou ignorante, mas temos que saber "filtrar" essas informações.
Muitas vezes, o senso comum pode se parecer com o preconceito, já que são opiniões aceitas basedas num conceito que é formado previamente sem se quer ter algum tipo de reflexão a respeito do determinado assunto, situação, indivíduo.
E como isso me irrita, me incomoda. Às vezes dá vontade de gritar e falar: "Olha o que você acabou de dizer, pensa um minuto sobre isso que você vai mudar de opinião", mas acabo me calando. Aí a indignação se transforma em idéia: não quero ter senso comum. Quero ser diferente, quero ver as coisas de uma forma diferente, quero tero meu próprio ponto de vista, e a partir do meu pensamento formado, quero influenciar as pessoas a pensarem diferente também, não igual a mim, mas sim diferente da maioria, diferente do SENSO COMUM.
Porque "idéias são a prova de balas".
Elisa Araújo.
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Somos a geração daqueles que buscam a face de Deus...e como nova geração temos sim que quebrar conceitos e ter nossa propria visão das coisas q nos colocam!Tô contigo nessa Elisa! Porque "ìdéias são a prova de balas".
ResponderExcluir