“Filho, estuda bastante, pra você ter uma boa profissão, pois: O trabalho dignifica o homem”.
Quem nunca escutou essa frase de um pai ou uma mãe, preocupado com a “dignidade” futura de seu filho, baseada nesse ditado popular?
Mas será que esse ditado é mesmo verdade, ou será apenas senso comum?
Já vimos anteriormente o que significa senso comum, (pensamentos simplesmente aceitos pela sociedade, sem nenhum questionamento).
Mas, vamos pensar um pouco sobre essa frase.
Se ela for mesmo verdade teremos que dizer que um médico é mais honrando do que um cortador de cana por simplesmente ser médico (pois, nessa teoria, a profissão de médico é mais honrada que de um cortador de cana). Ou um advogado é mais honrado que um frentista de posto de gasolina, por exercer a profissão de advogado, sem ao menos questionar se o advogado segue uma conduta de normas éticas e morais, não somente perante a lei, mas perante a sociedade.
Então, essa frase só pode ser mentirosa, e claro, de senso comum.
Um médico, não pode ser mais honrado que um cortador de cana, por simplesmente ser médico, pois certamente, as condições de vida de ambos os trabalhadores foram bem diferentes. As oportunidades que eles tiveram, foram completamente diferentes. Eles viveram em mundos diferentes. E ambos trabalham, são então dignamente trabalhadores.
O que então dignifica um homem?
Seus princípios, seus valores. Algo que existe dentro de cada um, algo que dinheiro no mundo nenhum compra. Algo, que muitas vezes, esquecemos que temos, ou perdemos pelo caminho de nossas vidas.
Pra deixar mais claro, quantos se lembram da historia do gari José Sebastião Bretã, que no final de 2006 achou em um lixo, enquanto trabalhava R$ 12 mil reais, e fez a questão de achar o dono e entregar o dinheiro?
Se essa frase fosse verdadeira, teríamos que dizer, que o digníssimo José Sebastião seria menos digno que qualquer deputado, senador, prefeito, enfim, qualquer político brasileiro, que mesmo repleto de estudos e “honras” roubam o nosso suado dinheiro.
Olhe pra dentro de você, e procure algo que te faça, realmente digno.
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Discordo!
ResponderExcluirkito